ITIL® 4 Foundation

A certificação ITIL 4® é um dos principais requisitos para profissionais que desejam conhecer as melhores práticas ITIL® em complemento com outras práticas como Agile, DevOps e Lean.

Sobre o Treinamento

ITIL® 4 é o mais recente lançamento da biblioteca ITIL®, projetado para fornecer um ponto de vista mais prático para o ciclo de vida do ITIL®, com as melhores práticas de outras plataformas complementares, como Agile, DevOps e Lean. 

A nova versão inclui a abordagem de adaptabilidade, personalização e flexibilidade no gerenciamento de serviços de TI e foi chamada de “ITIL® 4”. Atente-se que não é ITIL v4, mas ITIL® 4.

O curso abrange todos os conceitos necessários na estrutura de gerenciamento de serviços digitais para dar suporte aos participantes que desejam realizar o Exame de Certificação da ITIL® 4 Foundation.

A certificação ITIL® é um dos principais requisitos para profissionais que desejam aprender e entender os conceitos fundamentais das boas práticas ITIL® para melhorar a qualidade do Gerenciamento de Serviços de TI.

O mundo está se tornando digital. Como a tecnologia está se tornando incorporada na sociedade, as organizações precisam se preparar para uma nova maneira de trabalhar. Ao longo dos anos, organizações e profissionais analisaram o ITIL® como sua luz orientadora para apoiar as organizações, agora o ITIL® evoluiu e o ITIL® 4 está aqui para navegar nas organizações para a era moderna.

ITIL® 4 Foundation permite que os participantes analisem o GSTI por meio de um modelo operacional de ponta a ponta para a criação, entrega e melhoria contínua de produtos e serviços habilitados para tecnologia. Ela incentiva as organizações a quebrar silos, enfatiza a colaboração e comunicação em toda a organização

Público Alvo

Público Alvo

Executivos de TI (CIO´s), Diretores, Arquitetos de TI, Gerentes de TI, Gerentes de Operações de Negócios, Gerentes de  Auditoria de TI, Planejadores e Consultores de TI, Treinadores ITSM, Equipes de Suporte,  Donos de Processos de Negócios, Administradores de Banco de Dados, Desenvolvedores de TI, Aplicativos e Equipes de Desenvolvimento, Fornecedores de Serviço, Integradores de Serviço e Profissionais que almejam iniciar carreira em Gerenciamento de Serviços de TI

Carga Horária e Pré Requisito

Carga Horária e Pré Requisito

CARGA HORÁRIA: 16 horas

PRÉ-REQUISITO: Não há pré-requisitos formais para esta formação, sendo aberta a quem tiver interesse.

 

Instrutores

Instrutores

Corpo docente capacitado, certificado em diversas metodologias, temos em nosso quadro ITIL® Expert’s, ITIL® Managing´s Professionals, CGEIT’s, CRISk’s, Black Belt’s, auditores e implementadores de normas ISO’s, consultores de alto nível com bastante experiência de mercado, e atuação em diversas empresas nacionais e multinacionais.

Benefícios para a Empresa

Benefícios para a Empresa

  • Através da evolução de um nível em sua maturidade, a área de TI passa a ser vista como parceira estratégica da organização;
  • Melhora a satisfação do usuário e do cliente através da TI, bem como a percepção do usuário final e a imagem da marca;
  • Agrega valor ao reduzir custos e riscos, permitindo a transformação e o crescimento bem-sucedidos da empresa através de uma vantagem competitiva maior, definindo e gerenciando o portfólio de clientes e serviços;
  • A ITIL apoia o alinhamento dos serviços de TI com as prioridades da empresa para atingir os objetivos estratégicos;
  • Fornece um controle eficiente dos componentes de TI, serviços de alta qualidade, solução efetiva de problemas e processamento mais rápido das mudanças.

Benefícios para o participante

Benefícios para o participante

  • Melhora a produtividade, tornando processos mais eficientes e serviços mais confiáveis.
  • Auxilia na abordagem de atividades como identificação, planejamento, entrega e suporte de serviços para a organização.
  • A abordagem e os princípios da ITIL® podem ajudam na aplicação do gerenciamento de serviços em sua organização.
  • Reduz o tempo gasto em atividades repetitivas, ao concentrar-se nas necessidades dos clientes e na experiência do usuário.
  • Auxilia na identificação de fatores externos que afetam os serviços de TI, através do gerenciamento de incidentes.
  • Melhorar a experiência dos consumidores de serviço e a eficiência de ITSM com a ajuda das ferramentas e técnicas da ITIL®.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS E A ITIL

  • Gerenciamento de Serviços no mundo moderno
  • A evolução das boas práticas ITIL®
  • Mudanças da ITIL® 3 para a ITIL® 4
  • Sobre a ITIL® 4
  • Porque adotar ITIL® 4
  • A estrutura e os benefícios do ITIL® 4
  • O Programa de certificação ITIL® 4

 UNIDADE 2 – CONCEITOS DE GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS PARA ERA DIGITAL

  • Valor e co-criação de valor
  • Organização, Provedores de Serviço e Consumo de Serviço
  • Produtos e Serviços
  • Relacionamentos de Serviços
  • Valor: Entradas, custos e riscos

UNIDADE 3 – OS PRINCÍPIOS ORIENTADORES DA ITIL®

  • ITIL, AGILE e DEVOPS e Integração com outros Frameworks
  • Foco no valor (Focus on value)
  • Começar de onde você está (Start where you are)
  • Progredir iterativamente com feedback (Progress iteratively with feedback)
  • Colaborar e promover visibilidade (Collaborate and promote visibility)
  • Pensar e trabalhar holisticamente (Think and work holistically)
  • Manter de forma simples e prática (Keep it simple and practical)
  • Otimizar e automatizar (Optimize and automate)

UNIDADE 4 – AS 04 DIMENSÕES DO GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS NA ERA DIGITAL

  • Organizações e Pessoas
  • Informação e Tecnologia
  • Parceiros e Fornecedores
  • Fluxos de valor e Processos
  • Fatores externos (modelo PESTLE)

UNIDADE 5 – O SISTEMA DE VALOR DO SERVIÇO (SVS)

  • Overview no sistema de valor
  • Oportunidades e Demandas
  • Princípios Orientadores
  • Governança
  • Práticas
  • Melhoria contínua
  • Cadeia de valor de serviço
  • Silos organizacionais

 UNIDADE 6 – CADEIA DE VALOR DE SERVIÇO

  • Planejar (Plan)
  • Melhorar (Improve)
  • Engajar (Engage)
  • Desenho e Transição (Design & Transition)
  • Adquirir / Construir (Obtain/Build)
  • Entregar e Suportar (Deliver & Support)

 UNIDADE 7 – PRÁTICAS DA ITIL®4

  • Práticas de Gerenciamento Geral
  • Práticas de Gerenciamento de Serviços
  • Práticas de Gerenciamento Técnicas

UNIDADE 8 – PREPARAÇÃO PARA O EXAME ITIL® 4 FOUNDATION

Diferenciais

Diferenciais

  • Alto índice de aprovação nos exames de certificação;
  • Metodologia diferenciada baseada em exercícios de fixação;
  • Instrutores capacitados e certificados, com vivência prática em projetos e consultorias;
  • Conteúdo em português com referência aos principais termos em inglês;
  • Exercícios práticos de estudo de caso para aplicação dos conceitos;
  • Condições especiais para grupos e treinamentos incompany;
  • Treinameto credenciado pelas principais entidades de certificação.

Turmas Disponíveis

O que nossos clientes falam