Hand´s On - Catálogo de Serviços 4.0

Aprenda na prática como implementar, gerenciar, organizar e otimizar o Catálogo de Serviços baseado na nova versão do ITIL4 e seus princípios orientadores.

Sobre o Treinamento

Este treinamento aborda o gerenciamento do catálogo de serviços orientados aos modernos recursos de TI, proporcionando uma compreensão para conduzir projetos de criação ou revisão de Catálogos de Serviços, além de promover o entendimento sobre ferramentas disponíveis para automação, papéis & responsabilidades, indicadores de desempenho e riscos relacionados. Neste treinamento, o participante será capaz de:

  • Estruturar e implementar um catálogo de serviços;
  • Estar apto a conduzir projetos de criação ou revisão;
  • Fornecer e manter visualizações atualizadas do catálogo de serviços.

O Catálogo de Serviço viabiliza a boa governança em que os principais termos, condições e controles definidos nele estejam integrados aos processos de prestação de serviço da organização. Ele permite que a organização melhore o planejamento, a entrega e o suporte aos serviços, enquanto avalia de forma correta os custos e preços do serviço.

Este treinamento combina tem uma abordagem prática, onde o participante irá aprender o gerenciamento, organização e otimização das atividades do Gerenciamento do Catálogo de Serviços baseado na nova versão do ITIL4

Público Alvo

Público Alvo

Gerentes de TI, CIO’s, Diretores, Equipes de Suporte de TI, Consultores de TI, Gerentes de Negócios, Donos de Processos de Negócios, Desenvolvedores de TI, Fornecedores de Serviço, Integradores de Serviço e Profissionais que almejam iniciar carreira em Gestão de TI.

Carga Horária e Pré Requisito

Carga Horária e Pré Requisito

CARGA HORÁRIA: 16 horas

PRÉ-REQUISITO: Não há pré-requisitos formais para esta formação, sendo aberta a quem tiver interesse.

 

Instrutores

Instrutores

Corpo docente capacitado, certificado em diversas metodologias, temos em nosso quadro ITIL® Expert’s, ITIL® Managing´s Professionals, CGEIT’s, CRISk’s, Black Belt’s, auditores e implementadores de normas ISO’s, consultores de alto nível com bastante experiência de mercado, e atuação em diversas empresas nacionais e multinacionais.

Benefícios para a Empresa

Benefícios para a Empresa

  • Através da evolução de um nível em sua maturidade, a área de TI passa a ser vista como parceira estratégica da organização;
  • Melhora a produtividade, tornando processos mais eficientes e serviços mais confiáveis;
  • Auxilia na abordagem de atividades como identificação, planejamento, entrega e suporte de serviços de TI para a empresa;
  • Reduz o tempo gasto em atividades repetitivas, ao concentrar-se nas necessidades dos clientes e na experiência do usuário;
  • Auxilia na identificação de fatores externos que afetam os serviços de TI

Benefícios para o participante

Benefícios para o participante

  • Conhecer objetivos, escopo e atividade do Gerenciamento de Catálogo de Serviços;
  • Identificar os papéis e responsabilidades;
  • Planejar e implementar a prática de Gerenciamento do Catálogo;
  • Conhecer as atividades relacionadas as práticas de Gerenciamento do Catálogo de Serviços;
  • Realizar Avaliações e Auditorias.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO GERENCIAMENTO DE CATÁLOGO DE SERVIÇOS

  • Conceitos básicos e definições sobre serviços;
  • Diferentes visões de catálogo: técnico, de negócio e portfólio de serviços;
  • Fatores determinantes da qualidade em serviços.

UNIDADE 2 – ESTRUTURANDO O CATÁLOGO DE SERVIÇOS

  • Definição do escopo;
  • Atividades relacionadas à prática de Gerenciamento do Catálogo de Serviços;
  • Fatores críticos de sucesso;
  • Métricas e indicadores de desempenho.

UNIDADE 3 – FLUXOS E PROCESSOS DE VALOR

  • Contribuição do fluxo de valor;
  • Definição, acordo e manutenção da estrutura do catálogo de serviços;
  • Fornecer e manter visualizações atualizadas do catálogo de serviços.

UNIDADE 4 – ORGANIZAÇÕES E PESSOAS

  • Papéis, competências e reponsabilidades;
  • Atribuição da função de gerente do catálogo de serviços;
  • Estruturas e equipes organizacionais.

UNIDADE 5 – INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA

  • Troca de Informações;
  • Automação e Ferramentas.

UNIDADE 6 – PARCEIROS E FORNECEDORES

  • Serviços de terceiros refletidos no catálogo de serviços;
  • Acesso dos fornecedores ao catálogo de serviços da organização;
  • Usando ferramentas de terceiros para automação de catálogo de serviços.

UNIDADE 7 – EXERCÍCIO PRÁTICO

  • Desenvolvimento de um catálogo de serviços na prática.

Diferenciais

Diferenciais

  • Metodologia diferenciada baseada em exercícios de fixação;
  • Instrutores capacitados e certificados, com vivência prática em projetos e consultorias;
  • Conteúdo em português com referência aos principais termos em inglês;
  • Exercícios práticos de estudo de caso para aplicação dos conceitos;
  • Condições especiais para grupos e treinamentos incompany;
  • Treinameto credenciado pelas principais entidades de certificação.

Turmas Disponíveis

O que nossos alunos falam