Gestão por Processos com BPM, BPMN e BIZAGI

Aprenda na prática a melhorar processos de negócio através de métodos, técnicas e ferramentas para mapear, analisar, modelar, publicar, obtendo melhores resultados financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos.

Sobre o Curso

O curso “Gestão de Processos de Negócio com BPM, BPMN e BIZAGI”, tem como premissa capacitar o participante na melhoria dos processos das organizações por meio do uso de métodos, técnicas e ferramentas para mapear, analisar, modelar, publicar, otimizar e gerenciar processos de negócio, abarcando recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação, com o escopo de realizar o alinhamento dos processos de negócios com a estratégia, os objetivos e as cadeias de valores das organizações, através de práticas que, aplicadas, ajudam a maximizar os resultados e o desempenho dos processos, e, com isso, fazer com que as organizações tenham melhores resultados financeiros, vantagem competitiva, redução de custos, otimização de recursos, e aumento da satisfação dos clientes, uma vez que os produtos e os serviços também atingem um padrão melhor de qualidade.

Toda organização atinge os seus objetivos através de processos - mesmo que os processos não estejam claramente identificados para as pessoas da organização, sempre haverá materiais ou informações que entram, são transformados em produtos ou serviços, que saem e são entregues aos clientes (o que nada mais é do que um processo). Neste contexto, mapear processos significa identificar, conhecer e documentar a sequência de atividades e os recursos utilizados em cada processo da organização de modo a, através dos relacionamentos entre os processos, permitir à organização enxergar os problemas e corrigi-los, a fim de aumentar sua eficiência e, com efeito, melhorar o seu desempenho econômico-financeiro.

O Business Process Management (BPM) ou Gestão por Processos de Negócios é, portanto, uma forma organizada de se administrar um negócio, sempre na direção de seus objetivos.

Público Alvo

Público Alvo

Gerentes de Negócios, Donos de Processos de Negócios, Desenvolvedores de TI, Analista de Processos, Analista de Negócio, Analista de O&M, Auditores Internos, Membros envolvidos no processo de Implantação e/ou Manutenção de sistemas de gestão e Profissionais que almejam obter uma ampla formação que os habilite a atuar nos principais papéis e áreas de conhecimento da gestão de processos de negócios, especialmente com gestores de programas e equipes de gestão de processos, Gestores de TI e Analistas de Sistemas envolvidos em projetos de automatização de processos e transformação digital.



Carga Horária e Pré Requisito

Carga Horária e Pré Requisito

CARGA HORÁRIA: 16 horas

PRÉ-REQUISITO: Não há pré-requisitos formais para esta formação, sendo aberta a quem tiver interesse.



Instrutores

Instrutores

Corpo docente capacitado, temos em nosso quadro especialistas CBPP´s, CBAP´s, OCEB´s, PMP´s, PGMP´s, SCM´s, consultores de alto nível com bastante experiência de mercado, e atuação em diversas empresas do mercado nacional e internacional, auditores e especialistas dos temas abordados nos treinamentos.

Benefícios Para a Empresa

Benefícios Para a Empresa

  • Aumento da capacidade de entendimento de seu negócio pela representação adequada em modelos/fluxos de atividades;
  • Capacidade de transformação de seus negócios para enfrentar desafios de mercado;
  • Uso de uma linguagem (notação BPMN) de simples entendimento e convergente com os padrões de mercado;
  • Maior produtividade e capacidade de análise em suas equipes de projetos de melhoria de processos;
  • Melhoria de resultados de seus negócios através da implementação de projetos e modelo de gestão baseados em BPM;
  • Gestores com maior capacidade de tomada de decisões baseadas em fatos e dados.

Benefícios para o Participante

Benefícios para o Participante

  • Maior segurança na aplicação dos conhecimentos técnicos em situações práticas;
  • Formação sólida para enfrentamento de desafios práticos do mundo corporativo;
  • Aumento da capacidade de análise crítica na tomada de decisões;
  • Complemento à preparação pessoal para obtenção de certificações em BPM;
  • Maior capacidade de colaboração proativa em projetos de análise e melhoria de processos;
  • Domínio de um padrão de mercado usado em diversas áreas como gestão de negócios;
  • Diferencial profissional por uma visão mais ampla da integração entre ferramentas e gestão.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 - GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS COM BPM

  • Princípio da percepção de processos.
  • A evolução dos conceitos de processos.
  • O que é processo, negócio, processo de negócio.
  • O que é BPMS?
  • Princípios para processos sustentáveis.
  • Organização funcional x Organização orientada a processos.
  • Onde encontramos os processos.
  • Vantagem competitiva e a Gestão por Processos.
  • Análise da maturidade em BPM de uma empresa.
  • O papel dos KPIs (Key Performance Indicator) - Indicadores-Chave de Desempenho e SLAs (Service Level Agreement) - Acordo de
  • Nível de Serviço na gestão do BPM.
  • Road Map, abordagens, técnicas e artefatos.
  • Metodologias e ferramentas: Design Thinking, Canvas, SIPOC.
  • Modelos de negócios e tendências.
  • Conceitos de INOVAÇÃO e TRANSFORMAÇÃO – qual é a melhor alternativa?
  • Business Transformation e BPM para geração de transformações profundas nas empresas.
  • A importância da condução do BPM dentro a visão de projeto.
  • Etapas críticas em projetos de processo (As Is, To Be, Should Be e Gestão da Mudança).
  • Princípios para processos sustentáveis.
  • Governança de Processos: Escritório de Processos e Centros de Excelência Funcionais.
  • Modelos de negócio e tendências.
  • O papel e a importância da Gestão de Mudança Organizacional (GMO) para aderência do BPM.
  • Os pilares da GMO.
  • A Visão Holística nas soluções de BPM.
  • A importância da condução do BPM através da visão de projetos.
  • Estratégias e ações para da transição e sustentação do negócio – BPM.
  • O CBOK 3.0: O Guia de boas práticas e as áreas de conhecimento.
  • As certificações em Processos (CBPP®, CBPA® e OCEB ®).

UNIDADE 2 - MODELANDO PROCESSOS DE NEGÓCIO COM BIZAGI E NOTAÇOES BPMN

  • Fundamentos, propósitos, benefícios e perspectivas da modelagem de processos.
  • Notação BPMN 2.0.
  • Níveis de Modelagem em BPMN.
  • Atividades.
  • Eventos.
  • Gateways.
  • Fluxos.
  • Piscinas (Pools) e Raias (Lanes).
  • Exercício prático com o conjunto restrito de símbolos para diagrama de processo em BPMN.

Diferenciais

Diferenciais

  • Desenvolvido por profissionais com vasta experiência, com vivência prática em projetos e consultorias;
  • Metodologia diferenciada baseada em exercícios de fixação;
  • Exercícios práticos de estudo de caso para aplicação dos conceitos;
  • Treinameto credenciado pelas principais entidades de certificação;
  • Conteúdo em português com referência aos principais termos em inglês;
  • Condições especiais para grupos e treinamentos incompany.

Turmas Disponíveis

O que nossos clientes falam