Formação Analista de Gestão de Projetos

A “Formação Analista de Gestão de Projetos” tem como premissa proporcionar ao participante uma abordagem sobre o gerenciamento de projetos, para o cumprimento da visão e dos objetivos estratégicos da empresa.

Sobre o Treinamento

A “Formação Analista de Gestão de Projetos” tem como premissa proporcionar ao participante uma abordagem sobre o gerenciamento de projetos, não apenas para o cumprimento da visão e dos objetivos estratégicos da empresa, mas também para a implementação de escopos condizentes com a percepção das partes envolvidas, dos recursos e dos requisitos mercadológicos.

As empresas e suas operações estão cada vez mais projetizadas, não funcionam mais só sob a ótica departamental e funcional, passando a operar, de forma que os resultados possam ser apurados por empreendimentos ou projetos.

Isso não mais se aplica somente as empresas de TI e engenharia, se aplicam também a empresas de moda, eventos, turismo, e todas as outras em que os projetos de mudança e melhoria, são necessários à sua manutenção no mercado. Conhecer as práticas de gerenciamento de projetos, fazem parte do conjunto de conhecimentos de um profissional de alta performance.

Apresentamos no treinamento uma metodologia diferenciada para a gestão de projetos, baseada no PMBOK, para quem está iniciando ou para profissionais que precisam alcançar maior efetividade na gestão de projetos, proporcionando ao participante o alinhamento entre a teoria e prática em gerenciamento de projetos, através de estudos de caso.

Público Alvo

Público Alvo

Gerentes de Projeto, Líderes de projeto, Analistas de Projeto, Assistentes de Projeto, Executivos, Administradores, Analistas de Sistemas, Publicitários, Arquitetos de Software, Desenvolvedores, membros de equipe de projeto das mais diversas áreas de conhecimento, e demais profissionais que buscam se manter atualizados com as mais modernas técnicas de gestão de projetos e liderança de equipes da atualidade.

 

Carga Horária e Pré Requisito

Carga Horária e Pré Requisito

CARGA HORÁRIA: 32 horas (16 horas Mod 1 + 16 horas Mod 2).

PRÉ-REQUISITO: Não há pré-requisitos formais para este treinamento.

Instrutores

Instrutores

Corpo docente capacitado, certificados em diversas metodologias, temos em nosso quadro Scrum Master´s, CSO, Agile Scrum P.O´s, Agile Coaching´s, Master Black Belt’s,  PMP´s, MCTS. Especialistas em métodos ágeis e escritório de projetos, consultores de alto nível com bastante experiência de mercado, e atuação em diversas empresas do mercado nacional e internacional. Os instrutores são credenciados por organismos internacionais para ministrar este treinamento.

Benefícios Para a Empresa

Benefícios Para a Empresa

  • Conscientização dos funcionários de suas funções e responsabilidades no ciclo de vida de um gerenciamento de projeto
  • Proporciona aos colaboradores, conhecimento e acesso as ferramentas e técnicas de gerenciamento de projetos, que os permitirão elaborar um planejamento mais assertivo de seus projetos, assim como permitir o acompanhamento desses projetos, com maior índice de sucesso na sua conclusão
  • Realiza diagnóstico preciso, facilitando não só a garantia e a avaliação do trabalho de projeto, mas também a solução de problemas e auditorias
  • Permiti um compromisso mais efetivo das partes interessadas no processo de aprovação e gerenciamento de projeto
  • Abordagem para uma linguagem compartilhada totalmente compreendida para gerar relatórios, que economizarão tempo e esforço

Benefícios para o Participante

Benefícios para o Participante

  • Será capaz de compreender as responsabilidades e habilidades de um gerente de projetos
  • Conhecerá ferramentas e técnicas de mercado e suas aplicações nos projetos em uma empresa, que garanta seus resultados usando as práticas de gerenciamento de projetos propostos pelo PMI
  • Irá se familiarizar com as funcionalidades e recursos do MS-PROJECT
  • Poderá entender os conceitos de PMO – Project Management Office (Escritório de Gerenciamento de Projetos)
  • Será capaz de entender como se faz reuniões de acompanhamento de projetos

Conteúdo Programático

MÓDULO 1 – PRÁTICAS DE GESTÃO DE PROJETOS

INTRODUÇÂO

  • Introdução ao Gerenciamento de Projetos
  • Estruturas Organizacionais
  • Ciclo de vida do projeto
  • Selecionando e iniciando projetos
  • Planejando o projeto
  • Execução do Projeto
  • Monitoramento e controle do projeto
  • Encerramento do projeto

UNIDADE 1 - INICIANDO O PROJETO

Nesta unidade será elaborado o Termo de Abertura do Projeto de acordo e identificação das partes interessadas, de modo a garantir que todos entendam que o projeto teve início e quais são seus objetivos.

UNIDADE 2 – PLANEJANDO O PROJETO

Na unidade 2 será utilizado um estudo de caso para que, através dele, a metodologia definida possa ser aplicada, possibilitando assim, realizar todo o planejamento do projeto englobando as dez áreas do conhecimento.

Ao final do planejamento será congelada a linha de base do projeto para que seja possível medir o andamento do projeto nos passos posteriores.

UNIDADE 3 – EXECUTANDO - MONITORANDO E CONTROLANDO O PROJETO

Chegando a unidade 3 os participantes irão entender como acompanhar um projeto, tratando as possíveis mudanças, gerando relatórios, realizando reuniões de acompanhamento e fazendo replanejamento do projeto, caso necessário.

UNIDADE 4 – ENCERRANDO O PROJETO

Nesta unidade o projeto será encerrado passando por todas as etapas necessárias que sinalizam que de agora em diante o produto entrará em operação, pois todo projeto necessita ter fim.

CONSIDERAÇÕES

Dessa forma o participante irá percorrer todo o ciclo de vida do projeto entendo, na prática, como é um ambiente de gerenciamento de projetos.

São oferecidos modelos (Templates) para documentar todas as etapas do projeto, incluindo as lições aprendidas, como forma de garantir a governança dos projetos.

Para a realização deste treinamento não é necessária a utilização de laboratório de informática uma vez que, tanto a aula expositiva quantos os exercícios, não necessitam do uso obrigatório de computadores.

MÓDULO 2 - GERENCIANDO PROJETOS COM MS-PROJECT

Unidade 1 – Apresentando o Project

  • Gerenciando seus projetos com o Project
  • Iniciando o Project
  • Explorando os modos de exibição
  • Explorando relatórios
  • Criando um novo projeto
  • Configurando o Calendário
  • Configurando outras funções do MS Project

Unidade 2 – Criando uma lista de tarefas

  • Inserindo tarefas
  • Estimando as durações
  • Inserindo uma etapa
  • Organizando as tarefas em fases
  • Vinculando tarefas
  • Documentando as tarefas
  • Verificando a duração do projeto

Unidade 3 – Configurando recursos

  • Configurando recursos de pessoas
  • Configurando recursos de equipamento
  • Definindo os recursos materiais
  • Configurando recursos de custo
  • Inserindo taxas de pagamento para os recursos
  • Ajustando o período de trabalho dos recursos individuais

Unidade 4 – Atribuindo recursos às tarefas

  • Atribuindo recursos de trabalho às tarefas
  • Atribuindo recursos adicionais a uma tarefa
  • Atribuindo recursos materiais às tarefas
  • Atribuindo recursos de custos às tarefas

Unidade 5 – Formatando e imprimindo seu projeto

  • Criando um modo de exibição Gráfico de Gantt personalizado
  • Desenhando em um Gráfico de Gantt
  • Formatando o texto em um modo de exibição
  • Formatando e imprimindo relatórios

Unidade 6 – Ajustando os detalhes das tarefas

  • Ajustando as dependências entre as tarefas
  • Definindo restrições de tarefas
  • Visualizando o caminho crítico de um projeto
  • Interrompendo o trabalho de uma tarefa
  • Ajustando o período útil de tarefas individuais
  • Alterando os tipos de tarefas
  • Inserindo prazos finais
  • Inserindo custos fixos
  • Configurando uma tarefa recorrente

Unidade 7 – Controlando o andamento das tarefas

  • Salvando a linha de base de um projeto
  • Controlando um projeto conforme agendado
  • Inserindo a porcentagem concluída de uma tarefa
  • Inserindo valores reais para as tarefas

Diferenciais

Diferenciais

• Metodologia diferenciada baseada em exercícios de fixação;
• Instrutores capacitados e certificados, com vivência prática em projetos e consultorias;
• Conteúdo em português com referência aos principais termos em inglês;
• Exercícios práticos de estudo de caso para aplicação dos conceitos;
• Treinamento acreditado, instrutores credenciados pelas entidades de exames;

Turmas Disponíveis

Em Breve! Está interessado?

Avisaremos quando uma nova turma estiver disponível!

O que nossos clientes falam