Lean IT Association Foundation

O que é Lean IT? | Perguntas Frequentes | Conheça Também: Treinamentos de ITIL | CONSULTAR CALENDÁRIO | INSCREVA-SE

downloads-icon-Ocean-BlueleanitfO curso de “Lean IT Association Foundation” tem como premissa capacitar o participante a ajudar a organização de TI ser mais eficiente com a capacidade de reagir rapidamente às demandas, abrangendo os 5 princípios de Lean, a importância da gestão otimizada, a mudança cultural e a abordagem de projetos Lean de TI.

O Lean IT é uma extensão do Lean Principles aplicado a um ambiente de TI. A abordagem é um modo de pensar e agir, focalizando intensamente na cultura organizacional.

“Índice de aprovação acima de 95% nos últimos exames”.

O Lean IT foi baseado em muitos dos princípios de melhoria adotados pelos japoneses, inicialmente na indústria automotiva. Este esforço de transformação melhora o nível de serviço, reduz custos e garante um relacionamento adequado com as áreas de negócio. Estes esforços de transformação são baseados em três princípios básicos que aparentam ser simples, mas de fundamental importância:

– Domínio dos Fornecedores Estratégicos: Desenvolve estratégias de terceirização adequada para o seu negócio, ou seja, segmenta os serviços adequadamente, seleciona fornecedores de forma correta e mantêm um relacionamento saudável e produtivo com estes fornecedores. Uma mudança no provedor de serviços de TI somente baseada em redução de custos pode ser danosa para o negócio;

– Gestão da Demanda: Constrói processos e capacitações robustas para gerir a demanda e garantir o alinhamento das prioridades de TI com àquelas do negócio. É importante salientar que este alinhamento de prioridades requer processos “bottom up” e “top down” simultaneamente, bem como profissionais que sejam capazes de fazer a ponte entre TI e o negócio;

– Organização Enxuta: É, por definição, enxuta. Para tal, é fundamental o entendimento das capacitações estratégicas, que devem ser mantidas internamente, bem como uma visão de que TI é um negócio, e não simplesmente uma área de prestação de serviços. Apresentamos no treinamento uma metodologia alternativa para avaliação dos processos baseado nas boas práticas e recomendações do Lean IT, preparando o aluno para realizar o exame de certificação, a fim de obter a aprovação no exame.

Ao final do treinamento o participante poderá:

  • Entender como o Lean IT aumenta eficiência e oferece custos mais baixos;
  • Torna-se familiarizado com a utilização de várias ferramentas de análise do Lean IT, além de compreender a aplicação da filosofia do Lean IT em um ambiente de TI;
  • Aplicar os princípios das práticas do Lean IT para fornecer um insight necessário sobre serviços de negócio e ativos de TI, funcionários e processos;
  • Aumentar o valor para cliente;
  • Simplificar e automatizar os processos de conformidade, a fim de diminuir custos e riscos;
  • Alinhar os serviços de negócios com a TI para avaliar uma solução de entrega de serviço, além de identificar e reduzir a adição de atividades que não agreguem valor;

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Origens do Sistema de Produção da Toyota (SPT);
  • Os cinco princípios básico do Lean;
  • Princípio Lean: Valor;
  • Princípio Lean: Fluxo;
  • Princípio Lean: Pull;
  • Princípio Lean: Melhorias contínuas;
  • Gerenciamento Lean e o papel na implementação do Lean IT;
  • Mudança cultural e a função do agente de mudança Lean;
  • Plano de projeto para um projeto de Lean IT;
  • Preparação para o exame de Certificação;

MATERIAL DIDÁTICO CONTENDO:

  • Slides do treinamento;
  • Caderno de Simulados com “Questões” atualizadas;
  • Arquivos e outros documentos acerca do assunto;

OBS: No final os alunos recebem Certificado de Participação. SOBRE O EXAME:

  • Múltipla escolha
  • Idioma: Português
  • Numero de questões:  40
  • Duração: 60 minutos
  • Aprovação:   65% (26 de 40)
  • Consulta:  não permitido

CARGA HORÁRIA: 16 horas.

PRÉ-REQUISITO: Não há pré-requisitos formais para esta formação, sendo aberta a quem tiver interesse.

PÚBLICO ALVO: Gerentes de TI, CIO’s, Diretores, Equipes de Suporte de TI, Consultores de TI, Gerentes de Negócios, Donos de Processos de Negócios, Desenvolvedores de TI, Fornecedores de Serviço, Integradores de Serviço e Profissionais que almejam iniciar carreira em Gestão de TI.

INSTRUTORES: Corpo docente capacitado, certificados em diversas metodologias, temos em nosso quadro Black Belt’s, ITIL® Expert’s, CGEIT’s auditores e implementadores de normas ISO’s e especialistas em gerenciamento de projetos PMP® (Project Management Professional, PMI), consultores de alto nível com bastante experiência de mercado, e atuação em diversas empresas do mercado nacional e internacional.

DIFERENCIAIS OFERECIDOS POR NÓS:

  • Alto índice de aprovação nos exames;
  • Instrutores capacitados e certificados, com vivência prática em projetos e consultorias;
  • Conteúdo em português com referência aos principais termos em inglês;
  • Aplicação de Simulados e Exercícios para o Exame;
  • Customização do treinamento para turmas in-company;

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