Lean IT Association Kaizen

O Lean IT, oriundo do Sistema Toyota de produção (Lean Manufacturing), é uma adequação dos conceitos aplicados no chão de fábrica para utilização nas áreas de tecnologia.

Conheça mais sobre o Curso

O curso de “Lean IT Association Kaizen” tem como premissa capacitar o participante a ajudar a organização de TI ser mais eficiente com a capacidade de reagir rapidamente às demandas, abrangendo os 5 princípios de Lean, a importância da gestão otimizada, a mudança cultural e a abordagem de projetos Lean de TI.

O Lean IT é uma extensão do Lean Principles aplicado a um ambiente de TI. A abordagem é um modo de pensar e agir, focalizando intensamente na cultura organizacional.

Apresentamos no treinamento uma metodologia alternativa para avaliação dos processos baseado nas boas práticas e recomendações do Lean IT, preparando o aluno para realizar o exame de certificação, a fim de obter a aprovação no exame.

O Lean IT foi baseado em muitos dos princípios de melhoria adotados pelos japoneses, inicialmente na indústria automotiva. Este esforço de transformação melhora o nível de serviço, reduz custos e garante um relacionamento adequado com as áreas de negócio. Estes esforços de transformação são baseados em três princípios básicos que aparentam ser simples, mas de fundamental importância:

– Domínio dos Fornecedores Estratégicos: Desenvolve estratégias de terceirização adequada para o seu negócio, ou seja, segmenta os serviços adequadamente, seleciona fornecedores de forma correta e mantêm um relacionamento saudável e produtivo com estes fornecedores. Uma mudança no provedor de serviços de TI somente baseada em redução de custos pode ser danosa para o negócio;

– Gestão da Demanda: Constrói processos e capacitações robustas para gerir a demanda e garantir o alinhamento das prioridades de TI com àquelas do negócio. É importante salientar que este alinhamento de prioridades requer processos “bottom up” e “top down” simultaneamente, bem como profissionais que sejam capazes de fazer a ponte entre TI e o negócio;

– Organização Enxuta: É, por definição, enxuta. Para tal, é fundamental o entendimento das capacitações estratégicas, que devem ser mantidas internamente, bem como uma visão de que TI é um negócio, e não simplesmente uma área de prestação de serviços. 

Público Alvo

Público Alvo

Gerentes de TI, CIO’s, Diretores, Equipes de Suporte de TI, Consultores de TI, Gerentes de Negócios, Donos de Processos de Negócios, Desenvolvedores de TI, Fornecedores de Serviço, Integradores de Serviço e Profissionais que almejam iniciar carreira em Gestão de TI.

Carga Horária e Pré Requisito

Carga Horária e Pré Requisito

CARGA HORÁRIA: 16 horas.

PRÉ-REQUISITO: Não há pré-requisitos formais para esta formação, sendo aberta a quem tiver interesse.

 

Instrutores

Instrutores

Corpo docente capacitado, certificados em diversas metodologias, temos em nosso quadro Black Belt’s, ITIL® Expert’s, CGEIT’s auditores e implementadores de normas ISO’s e especialistas em gerenciamento de projetos PMP® (Project Management Professional, PMI), consultores de alto nível com bastante experiência de mercado, e atuação em diversas empresas do mercado nacional e internacional..

Conteúdo Programático

  • Origens do Sistema de Produção da Toyota (SPT);
  • Os cinco princípios básico do Lean;
  • Princípio Lean: Valor;
  • Princípio Lean: Fluxo;
  • Princípio Lean: Pull;
  • Princípio Lean: Melhorias contínuas;
  • Gerenciamento Lean e o papel na implementação do Lean IT;
  • Mudança cultural e a função do agente de mudança Lean;
  • Plano de projeto para um projeto de Lean IT;
  • Preparação para o exame de Certificação;

Turmas Disponíveis

O que nossos clientes falam