ITIL® Fundamentos

O que é ITIL®? | Perguntas Frequentes | Outros cursos de ITIL® | Carreira ITIL® Expert  | CONSULTAR CALENDÁRIO | INSCREVA-SE |

O curso oficial de ITIL® Fundamentos, tem como premissa capacitar o participante a entender a aplicação da ITIL® em contato com as suas principais disciplinas, oferecendo uma visão sobre as boas práticas de gerenciamento de serviços de TI, preparando-o para realizar o exame de certificação, a fim de obter a aprovação.

Após a aprovação do módulo de fundamentos, o participante estará apto a dar continuidade caso seja de seu interesse, em outros cursos dos módulos intermediários e/ou cursos avançados como Carreira ITIL® Expert.

“Aprovação acima de 100% nos últimos exames”.

METODOLOGIA:

Apresentamos no treinamento uma metodologia alternativa para avaliação dos processos baseado nas boas práticas de Gestão de Serviços de TI da ITIL® (Information Tecnology Infrastructure Library), fornecendo entendimento sobre conceitos, funções e processos do ciclo de vida do serviço.

As melhores práticas da ITIL® são compostas de cinco principais disciplinas (livros):

  • Estratégia de Serviço (Service Strategy)
  • Projeto de serviço (Service Design)
  • Transição de Serviço (Service Transition)
  • Operações de Serviço (Service Operation)
  • Melhoria de Serviço Contínua (Continuous Service Improvement)

BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA:

  • Através da evolução de um nível em sua maturidade, a área de TI passa a ser vista como parceira estratégica da organização.
  • Apoia no alinhamento dos serviços de TI com as prioridades da empresa para atingir os objetivos estratégicos.
  • Fornece um controle eficiente dos componentes de TI, serviços de alta qualidade, solução efetiva de problemas e processamento mais rápido das mudanças,
  • Agrega valor ao reduzir custos e riscos, permitindo a transformação e o crescimento bem-sucedidos da empresa através de uma vantagem competitiva maior, definindo e gerenciando o portfólio de clientes e serviços.
  • Melhora a satisfação do usuário e do cliente através da TI, bem como a percepção do usuário final e a imagem da marca.

BENEFÍCIOS PARA O PARTICIPANTE:

  • Melhora a produtividade, tornando processos mais eficientes e serviços mais confiáveis.
  • Auxilia na abordagem de atividades como identificação, planejamento, entrega e suporte de serviços de TI para a empresa.
  • Reduz o tempo gasto em atividades repetitivas, ao concentrar-se nas necessidades dos clientes e na experiência do usuário.
  • Auxilia na identificação de fatores externos que afetam os serviços de TI, através do gerenciamento de incidentes.
  • Define papéis e atividades e relaciona cada componente do Ciclo de Vida dos Serviços.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Introdução;
  • Unidade 1 – Gerenciamento de Serviços como uma Prática;
  • Unidade 2 – O ciclo de vida de serviço da ITIL®;
  • Unidade 3 – Conceitos genéricos e definições;
  • Unidade 4 – Princípios chave e modelos;
  • Unidade 5 – Processos;
  • Unidade 6 – Funções;
  • Unidade 7 – Papéis;
  • Unidade 8 – Tecnologia e arquitetura;
  • Unidade 9 – Competência e treinamento;
  • Unidade 10 – Preparação para o exame ITIL® Foundation ITSM;

ASSUNTOS ABORDADOS:

  • O que é ITIL®;
  • Gerenciamento de Serviços como uma Prática;
  • O ciclo de vida de um serviço;
  • Evolução da ITIL® ao longo do tempo;
  • Organizações envolvidas com a ITIL® (entidades credenciadoras);
  • Boas práticas em gerenciamento de serviços;
  • Gerenciamento de Serviços na prática;
  • Gerenciamento de processos, funções e papéis de um serviço;
  • Benefícios do Gerenciamento de Serviço;
  • Criação de valor através do Gerenciamento de Serviços;
  • Composição do valor e Ativos de Serviço;
  • Entendendo o ciclo de vida do serviço;
  • Estrutura, escopo, componentes e interfaces e processos existentes  no ciclo de vida do serviço.
  • Estratégia, Desenho, Transição, Operação do Serviço e Melhoria do Serviço Continuada;
  • Adoção de ferramentas na automação de serviços e tipos de ferramentas de suporte à Estratégia de Serviço.
  • Esquema de Qualificação da ITIL®;

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL CONTENDO:

  • Slides de Apresentação;
  • Ebook do aluno;
  • Mapa Mental da ITIL®;
  • Simulados com “200 Questões” atualizadas.
  • Arquivos e outros documentos acerca do assunto.

OBS: No final os alunos recebem Certificado de Participação.

CARGA HORÁRIA: 20 horas

PRÉ-REQUISITO:

Não há pré-requisitos formais para esta formação, sendo aberta a quem tiver interesse.

PÚBLICO ALVO:

Gerentes de TI, CIO’s, Diretores, Equipes de Suporte de TI, Consultores de TI, Gerentes de Negócios, Donos de Processos de Negócios, Desenvolvedores de TI, Fornecedores de Serviço, Integradores de Serviço e Profissionais que almejam iniciar carreira em Gestão de TI.

INSTRUTORES:

Corpo docente capacitado, certificados em diversas metodologias, temos em nosso quadro ITIL® Expert’s, CGEIT’s, CRISk’s, Auditores e implementadores de normas ISO’s, Black Belt’s e PMP’s, consultores de alto nível com bastante experiência de mercado, e atuação em diversas empresas do mercado nacional e internacional. Os instrutores são credenciados por organismos internacionais para ministrar este treinamento.

DIFERENCIAIS OFERECIDOS POR NÓS:

  • Alto índice de aprovação nos exames;
  • Instrutores capacitados e certificados, com vivência prática em projetos e consultorias;
  • Conteúdo em português com referência aos principais termos em inglês;
  • Abordagem para a criação de indicadores para monitoramento do processo;
  • Aplicação de Simulados e Exercícios para o Exame;
  • Customização do treinamento para turmas in-company,
  • Possibilidade de contratar somente o curso, somente a certificação ou ambos;

CONSULTAR CALENDÁRIO | INSCREVA-SE |

ITIL® is a registered trade mark of AXELOS Limited. | The Swirl logo™ is a trade mark of AXELOS Limited.