Governança de TI com Base na ISO/IEC 38500

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iso38500O curso de “Governança de TI com base na ISO/IEC 38500″ tem como premissa capacitar o participante a orientar-se sobre as atividades relacionadas a gestão de TI, encorajando-o a utilizar normas adequadas para sustentabilidade da Governança de TI.

O objetivo é proporcionar um quadro de princípios avaliando, direcionando e monitorando a utilização da tecnologia e recursos nas organizações.

A governança de TI pode ser definida como conjunto de práticas e objetivos que visam o gerenciamento, o controle e a qualidade dos processos e atividades da tecnologia da informação na organização, tendo como foco, a adição de valor ao negócio.

Com sua utilização é possível formular estratégias e metas que irão gerar vantagens competitivas, fazendo com que a organização seja produtiva e proativa, sempre monitorando e antecipando as possíveis futuras falhas e problemas, para fornecer sempre um serviço 100% disponível e confiável.

METODOLOGIA:

Apresentamos no treinamento uma metodologia diferenciada baseando nas principais práticas, normas e padrões nacionais e internacionais de governança de TI, orientando os participantes sobre o uso eficaz, eficiente e aceitável da Tecnologia de Informação.

BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA:  

  • Auxilia na formulação de estratégias e metas que irão gerar vantagens competitivas, fazendo com que a organização seja produtiva e proativa, sempre monitorando e antecipando as possíveis futuras falhas e problemas, para fornecer sempre um serviço 100% disponível e confiável.
  • Auxilia o cumprimento de leis, regulamentos, acordos contratuais e políticas, além de fornecer vantagens competitivas sobre outras organizações.
  • Oferece um conjunto de práticas e objetivos que visam o gerenciamento, o controle e a qualidade dos processos e atividades da tecnologia da informação na organização, tendo como foco, a adição de valor ao negócio.

BENEFÍCIOS PARA O PARTICIPANTE:

  • Poderá compreender como a gerência de TI afeta as organizações; os princípios da governança corporativa de TI e o vocabulário relacionado;
  • Irá entender o relacionamento da norma com PEC, PETI e PDTI;
  • Irá entender as técnicas relacionadas para alinhar, reestruturar  e obter controle de maneira adequada, dos serviços de TI dentro de um negócio, e alcançar os objetivos estratégicos da organização.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Introdução

  • Estrutura normativa relacionada;
  • Objetivo genérico;
  • Envolvidos;
  • Vocabulário Relacionado;

2. A NORMA ISO/IEC 38.500

  •  Introdução a Norma;

 3. Escopo, Aplicação e Objetivos

  • Escopo;
  • Aplicação;
  • Objetivos;

4. Benefícios do Uso da Norma

  • Generalidades;
  • Conformidade da Organização;
  • Desempenho da Organização;

5. Documentos de Referência

  • Relatório do Comitê – Aspectos Financeiros de Governança Corporativa;
  • OECD – Princípios de Governança Corporativa, OECD, 1999 e 2004;
  • Guia ISO 73/2002 – Gerenciamento de Riscos – Vocabulário – Diretrizes para uso em Normas;

 6. Definições

  • Definições de termos e conceitos da Norma;

7. Estrutura para Governança Corporativa de TI

7.1  – Princípios:

  • Responsabilidade;
  • Estratégia;
  • Aquisição;
  • Desempenho;
  • Conformidade;
  • Comportamento;

7.2  – Modelo:

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

8. Guia para a Governança Corporativa de TI

Generalidades:

8.1 – Princípio 1: Responsabilidade

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

8.2 – Princípio 2: Estratégia

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

8.3  – Princípio 3: Aquisição

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

8.4  – Princípio 4: Desempenho

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

8.5  – Princípio 5: Conformidade

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

8.6  – Princípio 6: Comportamento Humano

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

9. Integração da Norma

  • Planejamento Estratégico Corporativo – PEC;
  • Planejamento Estratégico de TI – PETI;
  • Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI;

10. Direcionamento da aplicabilidade da Norma

  • Normas;
  • Frameworks e Melhores Práticas;

11. Documentos de Referência

  • Visão Geral;
  • OECD – Princípios de Governança Corporativa;
  • Guia ISO 73 2002 – Gerenciamento de Risco – Vocabulário – Diretrizes para uso em normas;

MATERIAL DIDÁTICO CONTENDO:

  • Slides do instrutor;
  • Resumo do Material;
  • Arquivos e outros documentos acerca do assunto;

OBS: No final os alunos recebem Certificado de Participação.

CARGA HORÁRIA: 16 horas.

PRÉ-REQUISITO:

Não há pré-requisitos formais para esta formação, sendo aberta a quem tiver interesse.

PÚBLICO ALVO:

Gerentes de TI, CIO’s, Diretores, Equipes de Suporte de TI, Consultores de TI, Gerentes de Negócios, Donos de Processos de Negócios, Desenvolvedores de TI, Fornecedores de Serviço, Integradores de Serviço e Profissionais que almejam iniciar carreira em Gestão de TI.

INSTRUTORES:

Corpo docente capacitado, certificados em diversas metodologias, temos em nosso quadro CGEIT’S, Black Belt’s, ITIL Expert’s, PMP’s, consultores de alto nível com bastante experiência de mercado, e atuação em diversas empresas do mercado nacional e internacional. Os instrutores são credenciados por organismos internacionais para ministrar este treinamento.

DIFERENCIAIS OFERECIDOS POR NÓS:

  • Instrutores capacitados e certificados, com vivência prática em projetos e consultorias;
  • Conteúdo em português com referência aos principais termos em inglês;
  • Exercícios práticos de estudo de caso para aplicação dos conceitos;
  • Repasse de conhecimento para análise e avaliação de nível de maturidade e implementação;
  • Customização do treinamento para turmas in-company;

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