Certificação Green Belt Lean Six Sigma

A “Certificação Green Belt Lean Six Sigma” capacita os participantes a utilizar a metodologia Seis Sigma e suas ferramentas para coordenação e execução de projetos de melhoria cujos objetivos são reduzir custos, melhorar a qualidade de produtos e serviços

Sobre o Treinamento

“Certificação Green Belt Lean Six Sigma” capacita os participantes a utilizar a metodologia Seis Sigma e suas ferramentas para coordenação e execução de projetos de melhoria cujos objetivos são reduzir custos, melhorar a qualidade e aumentar a atratividade dos produtos e serviços.

A formação Lean Six Sigma é uma estratégia gerencial quantitativa, elevando ao máximo a lucratividade das empresas e otimização de seus processos.

O treinamento tem como objetivo a formação de especialistas que dominem o método DMAIC e as ferramentas Six Sigma e que estejam capacitados para liderar projetos geradores de resultados.

Os profissionais Green Belt’s normalmente se envolvem em projetos diretamente relacionados ao seu dia-a-dia, liderando processos de melhoria em suas respectivas áreas de atuação.

Público Alvo

Público Alvo

Analista de Negócio, Analista de O&M, Engenheiros de produto, processo, qualidade, técnicos e profissionais das áreas administrativas, como compras, marketing, finanças etc. Auditores Internos, Membros envolvidos no processo de Implantação e/ou Manutenção de sistemas de gestão e Profissionais que que desejam conhecer e utilizar a metodologia para melhorar seus processos.

Carga Horária e Pré Requisito

Carga Horária e Pré Requisito

Carga Horária: 40 horas

Pré-Requisito: Não há pré-requisitos formais para esta formação, sendo aberta a quem tiver interesse.

Instrutores

Instrutores

Corpo docente capacitado e certificado em diversas metodologias, temos em nosso quadro Master Black Belt’s, Auditores e Implementadores de Normas ISO’s, Especialistas em Gerenciamento de Projetos, com experiência na área de projetos de melhoria contínua e qualidade. Nossos instrutores possuem vivência de mercado e experiência de trabalho consolidada em multinacionais além da participaçao de projetos no exterior.

 



Benefícios Para a Empresa

Benefícios Para a Empresa

  • Processos mais eficientes geram produtos melhores, clara significância das ferramentas Seis Sigma para o ganho substancial da qualidade do produto final;
  • Com processos otimizados, é possível reduzir custos, o que impacta positivamente no financeiro da organização e a organização passa a ser mais competitiva;
  • Aumento da reputação e relação de confiança com a organização, com a garantia de satisfação dos clientes;
  • Evita desperdícios de recursos e de tempo e se mantem competitiva no mercado atual;
  • Reduz os problemas e as não-conformidades, diminuindo atrasos, menos desperdícios, menos custos.

Benefícios para o Participante

Benefícios para o Participante

  • Entender a metodologia Six Sigma e as ferramentas que suportam o processo;
  • Conhecer o ciclo DMAIC e as técnicas relacionadas;
  • Conduzir projetos com foco na melhoria de processos para serviços e produtos;
  • Realizar análises e definir métricas associadas;
  • Obter a certificação Green Belt Lean Six Sigma;
  • Especialistas na metodologia são capazes de identificar com mais facilidade a necessidade e atendê-las por meio de processos otimizados, avaliando constantemente a eficácia dos mesmos e os aperfeiçoando sempre que possível.

Conteúdo Programático

Unidade 1 – Introdução

  • Visão Geral do Lean Six Sigma
  • Conceito de Variação
  • Qualidade Six Sigma
  • Integração Lean Six Sigma
  • Estrutura Six Sigma
  • Aspectos críticos da implantação
  • DMAIC
  • Brainstorm e outras técnicas
  • O custo da má qualidade

Unidade 2 - Fase de Definição

  • Identificando projetos
  • Desdobramento de metas e objetivos
  • CTP e CTQ
  • Escopo do projeto
  • Formação da equipe
  • Project Charter
  • SIPOC
  • Como definir um projeto Six Sigma.

Unidade 3 – Fase de Medição

  • Mapeamento de Processo
  • Matriz de Causa e Efeito
  • Introdução ao Minitab
  • Ferramentas básicas da Qualidade:
    • Folha de coleta de dados
    • 5Ws (5 Porques)
    • Gráfico de Pareto
    • Diagrama de Ishikawa
    • Histograma
    • Diagrama de Dispersão
    • Gráficos de Controle
    • 5W2H – Plano de ação
  • Medidas Descritivas
  • Distribuição Normal
  • Teste de Normalidade
  • Gráficos básicos
  • Recordando: Teorema Central do Limite eIntervalos de Confiança
  • Box Plot
  • Análise Sistema de Medição
  • Análise Exploratória dos dados
  • Análise de Capabilidade - Reportando o nível Sigma:
    • Dados Contínuos
    • Dados Discretos

Unidade 4 – Fase de Análise

  • FMEA
  • Mapa de Análise Estatística
  • Análise Multi Vari
  • Teste de Hipótese
  • Testes Estatísticos
  • 1-Sample-T
  • 2-Sample-T
  • ANOVA
  • Análise de Correlação / Regressão

Unidade 5 – Fase de Implementação

  • Ferramentas Lean Seis Sigma
  • Set-up Rápido
  • Células de Operação
  • Flexibilidade de Mão de Obra
  • Evento Kaizen

Unidade 6 - Fase de Controle 

  • Plano de Controle
  • Controle Estatístico de Processos
  • Poka Yoke
  • Padronização de Processos
  • Sistema de Controle de processos

Diferenciais

Diferenciais

• Metodologia diferenciada baseada em exercícios de fixação;
• Instrutores capacitados e certificados, com vivência prática em projetos e consultorias;
• Conteúdo em português com referência aos principais termos em inglês;
• Exercícios práticos de estudo de caso para aplicação dos conceitos;
• Treinamento acreditado, instrutores credenciados pelas entidades de exames;

Turmas Disponíveis

O que nossos clientes falam