Governança de TI com Base na ISO/IEC 38500

A norma ISO/IEC 38500 tem como objetivo fornecer uma estrutura de princípios para os dirigentes utilizarem na avaliação, gerenciamento e no monitoramento do uso da tecnologia da informação nas suas organizações.

Conheça mais sobre o Curso

O curso de “Governança de TI com base na ISO/IEC 38500″ tem como premissa capacitar o participante a orientar-se sobre as atividades relacionadas a gestão de TI, encorajando-o a utilizar normas adequadas para sustentabilidade da Governança de TI.

Com sua utilização é possível formular estratégias e metas que irão gerar vantagens competitivas, fazendo com que a organização seja produtiva e proativa, sempre monitorando e antecipando as possíveis futuras falhas e problemas, para fornecer sempre um serviço 100% disponível e confiável.

A governança de TI pode ser definida como conjunto de práticas e objetivos que visam o gerenciamento, o controle e a qualidade dos processos e atividades da tecnologia da informação na organização, tendo como foco, a adição de valor ao negócio.
O objetivo é proporcionar um quadro de princípios avaliando, direcionando e monitorando a utilização da tecnologia e recursos nas organizações.

 

Público Alvo

Público Alvo

Gerentes de TI, CIO’s, Diretores, Equipes de Suporte de TI, Consultores de TI, Gerentes de Negócios, Donos de Processos de Negócios, Desenvolvedores de TI, Fornecedores de Serviço, Integradores de Serviço e Profissionais que almejam iniciar carreira em Gestão de TI.

Carga Horária e Pré Requisito

Carga Horária e Pré Requisito

CARGA HORÁRIA: 16 horas.

PRÉ-REQUISITO:

Não há pré-requisitos formais para esta formação, sendo aberta a quem tiver interesse.

Instrutores

Instrutores

Corpo docente capacitado, certificados em diversas metodologias, temos em nosso quadro CGEIT’S, Black Belt’s, ITIL Expert’s, PMP’s, consultores de alto nível com bastante experiência de mercado, e atuação em diversas empresas do mercado nacional e internacional. Os instrutores são credenciados por organismos internacionais para ministrar este treinamento.

Vantagens para a empresa

Vantagens para a empresa

Auxilia na formulação de estratégias e metas que irão gerar vantagens competitivas, fazendo com que a organização seja produtiva e proativa, sempre monitorando e antecipando as possíveis futuras falhas e problemas, para fornecer sempre um serviço 100% disponível e confiável.

Auxilia o cumprimento de leis, regulamentos, acordos contratuais e políticas, além de fornecer vantagens competitivas sobre outras organizações.

Oferece um conjunto de práticas e objetivos que visam o gerenciamento, o controle e a qualidade dos processos e atividades da tecnologia da informação na organização, tendo como foco, a adição de valor ao negócio.

Carga Horária e Pré Requisito

Carga Horária e Pré Requisito

Poderá compreender como a gerência de TI afeta as organizações; os princípios da governança corporativa de TI e o vocabulário relacionado;

Irá entender o relacionamento da norma com PEC, PETI e PDTI;

Irá entender as técnicas relacionadas para alinhar, reestruturar  e obter controle de maneira adequada, dos serviços de TI dentro de um negócio, e alcançar os objetivos estratégicos da organização.

Conteúdo Programático

1. Introdução

  • Estrutura normativa relacionada;
  • Objetivo genérico;
  • Envolvidos;
  • Vocabulário Relacionado;

2. A NORMA ISO/IEC 38.500

  •  Introdução a Norma;

 3. Escopo, Aplicação e Objetivos

  • Escopo;
  • Aplicação;
  • Objetivos;

4. Benefícios do Uso da Norma

  • Generalidades;
  • Conformidade da Organização;
  • Desempenho da Organização;

5. Documentos de Referência

  • Relatório do Comitê – Aspectos Financeiros de Governança Corporativa;
  • OECD – Princípios de Governança Corporativa, OECD, 1999 e 2004;
  • Guia ISO 73/2002 – Gerenciamento de Riscos – Vocabulário – Diretrizes para uso em Normas;

 6. Definições

  • Definições de termos e conceitos da Norma;

7. Estrutura para Governança Corporativa de TI

7.1  – Princípios:

  • Responsabilidade;
  • Estratégia;
  • Aquisição;
  • Desempenho;
  • Conformidade;
  • Comportamento;

7.2  – Modelo:

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

8. Guia para a Governança Corporativa de TI

Generalidades:

8.1 – Princípio 1: Responsabilidade

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

8.2 – Princípio 2: Estratégia

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

8.3  – Princípio 3: Aquisição

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

8.4  – Princípio 4: Desempenho

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

8.5  – Princípio 5: Conformidade

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

8.6  – Princípio 6: Comportamento Humano

  • Avaliar;
  • Dirigir;
  • Monitorar;

9. Integração da Norma

  • Planejamento Estratégico Corporativo – PEC;
  • Planejamento Estratégico de TI – PETI;
  • Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI;

10. Direcionamento da aplicabilidade da Norma

  • Normas;
  • Frameworks e Melhores Práticas;



Turmas Disponíveis

Em Breve! Está interessado?

Avisaremos quando uma nova turma estiver disponível!

O que nossos clientes falam