Formação Gestores de Estratégia e Processos de Negócio

A formação irá proporcionar aos participantes, através de uma abordagem predominante prática, uma sólida formação para aplicação da gestão estratégica e gestão de processos de negócios.

Turmas Disponíveis

Sobre o Treinamento

A “Formação Gestores de Estratégia e Processos de Negócio”, Esta formação irá proporcionar aos participantes, através de uma abordagem predominante prática,  uma sólida formação para aplicação da  gestão estratégica e gestão de processos de negócios, alinhadas ao Guia BPM CBOK, habilitando-os a desenvolverem atividades em equipes de gestão nas empresas em que atuam em quaisquer etapas do Ciclo de Vida BPM, liderando projetos de melhoria de processos, identificando as oportunidades de melhoria e atuando em equipes de implementação de Modelos de Gestão Estratégica e de Processos de Negócio.

Gestão Estratégica (BSC) - É o conjunto de mecanismos sistêmicos que utiliza processos metodológicos para dentro de um contexto, definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões visando atingir objetivos, a fim de alcançar o sucesso.

Gestão de Processos de Negócio ou BPM (Business Process Management)- É uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio (automatizados ou não) para alcançar resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.

Público Alvo

Público Alvo

Gerentes de Negócios, Donos de Processos de Negócios, Desenvolvedores de TI, Analista de Processos, Analista de Negócio, Analista de O&M, Auditores Internos, Membros envolvidos no processo de Implantação e/ou Manutenção de sistemas de gestão e Profissionais que almejam obter uma ampla formação que os habilite a atuar nos principais papéis e áreas de conhecimento da gestão de processos de negócios, especialmente com gestores de programas e equipes de gestão de processos.

Carga Horária e Pré-Requisito

Carga Horária e Pré-Requisito

CARGA HORÁRIA: 36 horas

PRÉ-REQUISITO: Não há pré-requisitos formais para esta formação, sendo aberta a quem tiver interesse.

 

 

Instrutores

Instrutores

 

Corpo docente capacitado, temos em nosso quadro especialistas CBPP´s, CBAP´s, OCEB´s, PMP´s, PGMP´s, SCM´s, CGEIT’s, CRISK’s, ITIL Expert’s consultores de alto nível com bastante experiência de mercado, e atuação em diversas empresas do mercado nacional e internacional, auditores e especialistas dos temas abordados nos treinamentos.

Benefícios Para a Empresa

Benefícios Para a Empresa

  • Aumento da capacidade de entendimento de seu negócio pela representação adequada em modelos/fluxos de atividades;
  • Capacidade de planejamento de seus negócios para enfrentar desafios de mercado;
  • Maior produtividade e capacidade de análise em suas equipes e planejamento de projetos;
  • Melhoria de resultados de seus negócios através planejamento de estratégias consistentes para a organização;
  • Gestores com maior capacidade de tomada de decisões baseados em planejamento estratégico.

Benefícios para o Participante

Benefícios para o Participante

  • Identificar o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de desempenho e gestão estratégica;
  • Alinhar a estratégia aos negócios da empresa;
  • Aprender os conceitos e elementos fundamentais do BSC e os princípios de uma Organização Orientada para a Estratégia;
  • Entender os conceitos do Balanced Scorecard e sua aplicação prática como sistema de suporte à decisão da controladoria;
  • Estar apto a construir o Balanced Scorecard em suas organizações.

Conteúdo Programático

MÓDULO 1: BSC – PLANEJ. A EXECUÇÃO BEM SUCEDIDA DA ESTRATÉGIA – 16 Horas

Unidade 1 – VISÃO ESTRATÉGICA

  • Falando sobre o ambiente corporativo;
  • Conceito de Negócio;
  • Finalidade da empresa e Missão, valores, visão e propósito;
  • Partes de um Negócio;
  • A importância e o papel da visão estratégica;
  • Analisar o ambiente da empresa – as 5 Forças de Porter;
  • Ferramentas que auxiliam no processo de Planejamento Estratégico;
  • Modelos estratégicos – características e benefícios;
  • A Cadeia de Valor e sua importância;
  • Conceitos que todos gerentes devem saber;
  • Análise de custos-benefícios;
  • Lei dos rendimentos decrescentes;
  • Custos fixos e custos variáveis;
  • Centralização e descentralização.

Unidade 2 – O BSC COMO INSTRUMENTO DE ALAVANCAGEM

  • O Balanced Scorecard (BSC) e suas perspectivas;
  • Estratégia Corporativa x Estratégia do Negócio;
  • Análise de proposição de valor e direcionamento estratégico;
  • Vínculo entre o Planejamento Estratégico, Mapa Estratégico, Cadeia de Valor e Estrutura de Processos;
  • Preparação para o BSC e etapas de Implantação;
  • Implantando o BSC;
  • Dificuldades na implantação do BSC;
  • Mapa estratégico como elemento de comunicação;
  • Critérios de excelência;
  • Desenvolvendo e utilizando os indicadores;
  • Indicadores Estratégicos x Indicadores de Processos;
  • Gerenciamento do Desempenho de Processos;
  • Arquitetura Organizacional e a sua importância para a Gestão por Processos;
  • Métodos e técnicas para a gestão da mudança organizacional;
  • Evolução dos modelos de gestão: a busca da flexibilização organizacional.

MÓDULO 2: BPM, BPMN e BIZAGI – 20 Horas

UNIDADE 1 - GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS COM BPM

  • Princípio da percepção de processos;
  • A evolução dos conceitos de processos;
  • O que é processo, negócio, processo de negócio;
  • O que é BPMS?
  • Princípios para processos sustentáveis;
  • Organização funcional x Organização orientada a processos;
  • Onde encontramos os processos;
  • Vantagem competitiva e a Gestão por Processos;
  • Análise da maturidade em BPM de uma empresa;
  • O papel dos KPIs (Key Performance Indicator) - Indicadores-Chave de Desempenho e SLAs (Service Level Agreement) - Acordo de Nível de Serviço na gestão do BPM;
  • Road Map, abordagens, técnicas e artefatos;
  • Metodologias e ferramentas: Design Thinking, Canvas, SIPOC;
  • Modelos de negócios e tendências;
  • Conceitos de INOVAÇÃO e TRANSFORMAÇÃO – qual é a melhor alternativa?
  • Business Transformation e BPM para geração de transformações profundas nas empresas;
  • A importância da condução do BPM dentro a visão de projeto;
  • Etapas críticas em projetos de processo (As Is, To Be, Should Be e Gestão da Mudança);
  • Princípios para processos sustentáveis;
  • Governança de Processos: Escritório de Processos e Centros de Excelência Funcionais;
  • Modelos de negócio e tendências;
  • O papel e a importância da Gestão de Mudança Organizacional (GMO) para aderência do BPM;
  • Os pilares da GMO;
  • A Visão Holística nas soluções de BPM;
  • A importância da condução do BPM através da visão de projetos;
  • Estratégias e ações para da transição e sustentação do negócio – BPM;
  • O CBOK 3.0: O Guia de boas práticas e as áreas de conhecimento;
  • As certificações em Processos (CBPP®, CBPA® e OCEB ®);

Unidade 2 - MODELANDO PROCESSOS DE NEGÓCIO COM BIZAGI E NOTAÇOES BPMN

  • Fundamentos, propósitos, benefícios e perspectivas da modelagem de processos;
  • Notação BPMN 2.0;
  • Níveis de Modelagem em BPMN;
  • Atividades;
  • Eventos;
  • Gateways;
  • Fluxos;
  • Piscinas (Pools) e Raias (Lanes);
  • Exercício prático com o conjunto restrito de símbolos para diagrama de processo em BPMN;

Diferenciais

Diferenciais

  • Metodologia diferenciada baseada em exercícios de fixação;
  • Instrutores capacitados e certificados, com vivência prática em projetos e consultorias;
  • Conteúdo em português com referência aos principais termos em inglês;
  • Exercícios práticos de estudo de caso para aplicação dos conceitos;
  • Condições especiais para grupos e treinamentos incompany;
  • Treinameto credenciado pelas principais entidades de certificação.

O que nossos clientes falam