Gestão por Processo com BPM, BPMN e BIZAGI

Adotamos uma metodologia que permite o alinhamento entre prática e fundamentação teórica, buscando dar a máxima capacidade de aplicação dos conhecimentos obtidos com segurança e objetividade, embasando nas práticas do Guia CBOK, referências da notação BPM

Sobre o Treinamento

O treinamento de “Gestão de Processos de Negócio com BPM, BPMN e BIZAGI”, tem como premissa capacitar o participante a captar as atividades relativas a determinado processo da empresa, organizá-las, gerando um fluxograma de atividades/processos, havendo uma posterior definição de responsáveis, métodos, entradas, saídas e artefatos, fazendo uma imersão em modelagem e mapeamento de processo, através de estudo de caso e exemplos práticos para ensinar a mapear, modelar, analisar e melhorar os processos de negócio utilizando BPMN 2.0 e a ferramenta Bizagi®.

Gestão de Processos de Negócio ou BPM (Business Process Management) é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio (automatizados ou não) para alcançar resultados pretendidos, consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.

Público Alvo

Público Alvo

Gerentes de Negócios, Donos de Processos de Negócios, Desenvolvedores de TI, Analista de Processos, Analista de Negócio, Analista de O&M, Auditores Internos, Membros envolvidos no processo de Implantação e/ou Manutenção de sistemas de gestão, especialmente com gestores de programas e equipes de gestão de processos.

Carga Horária e Pré Requisito

Carga Horária e Pré Requisito

CARGA HORÁRIA: 16 horas

PRÉ-REQUISITO: Não há pré-requisitos formais para esta formação, sendo aberta a quem tiver interesse.



Instrutores

Instrutores

Corpo docente capacitado, temos em nosso quadro especialistas CBPP´s, CBAP´s, OCEB´s, PMP´s, PGMP´s, SCM´s, consultores de alto nível com bastante experiência de mercado, e atuação em diversas empresas do mercado nacional e internacional, auditores e especialistas dos temas abordados nos treinamentos.

Benefícios Para a Empresa

Benefícios Para a Empresa

  • Aumento da capacidade de entendimento de seu negócio pela representação adequada em modelos/fluxos de atividades;
  • Capacidade de transformação de seus negócios para enfrentar desafios de mercado;
  • Uso de uma linguagem (notação BPMN) de simples entendimento e convergente com os padrões de mercado;
  • Maior produtividade e capacidade de análise em suas equipes de projetos de melhoria de processos;
  • Melhoria de resultados de seus negócios através da implementação de projetos e modelo de gestão baseados em BPM;
  • Gestores com maior capacidade de tomada de decisões baseadas em fatos e dados.

Benefícios para o Participante

Benefícios para o Participante

  • Maior segurança na aplicação dos conhecimentos técnicos em situações práticas;
  • Formação sólida para enfrentamento de desafios práticos do mundo corporativo;
  • Aumento da capacidade de análise crítica na tomada de decisões;
  • Complemento à preparação pessoal para obtenção de certificações em BPM;
  • Maior capacidade de colaboração proativa em projetos de análise e melhoria de processos;
  • Domínio de um padrão de mercado usado em diversas áreas como gestão de negócios;
  • Diferencial profissional por uma visão mais ampla da integração entre ferramentas e gestão.

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 - GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS COM BPM

  • Princípio da percepção de processos.
  • A evolução dos conceitos de processos.
  • O que é processo, negócio, processo de negócio.
  • O que é BPMS?
  • Princípios para processos sustentáveis.
  • Organização funcional x Organização orientada a processos.
  • Onde encontramos os processos.
  • Vantagem competitiva e a Gestão por Processos.
  • Análise da maturidade em BPM de uma empresa.
  • O papel dos KPIs (Key Performance Indicator) - Indicadores-Chave de Desempenho e SLAs (Service Level Agreement) - Acordo de
  • Nível de Serviço na gestão do BPM.
  • Road Map, abordagens, técnicas e artefatos.
  • Metodologias e ferramentas: Design Thinking, Canvas, SIPOC.
  • Modelos de negócios e tendências.
  • Conceitos de INOVAÇÃO e TRANSFORMAÇÃO – qual é a melhor alternativa?
  • Business Transformation e BPM para geração de transformações profundas nas empresas.
  • A importância da condução do BPM dentro a visão de projeto.
  • Etapas críticas em projetos de processo (As Is, To Be, Should Be e Gestão da Mudança).
  • Princípios para processos sustentáveis.
  • Governança de Processos: Escritório de Processos e Centros de Excelência Funcionais.
  • Modelos de negócio e tendências.
  • O papel e a importância da Gestão de Mudança Organizacional (GMO) para aderência do BPM.
  • Os pilares da GMO.
  • A Visão Holística nas soluções de BPM.
  • A importância da condução do BPM através da visão de projetos.
  • Estratégias e ações para da transição e sustentação do negócio – BPM.
  • O CBOK 3.0: O Guia de boas práticas e as áreas de conhecimento.
  • As certificações em Processos (CBPP®, CBPA® e OCEB ®).

UNIDADE 2 - MODELANDO PROCESSOS DE NEGÓCIO COM BIZAGI E NOTAÇOES BPMN

  • Fundamentos, propósitos, benefícios e perspectivas da modelagem de processos.
  • Notação BPMN 2.0.
  • Níveis de Modelagem em BPMN.
  • Atividades.
  • Eventos.
  • Gateways.
  • Fluxos.
  • Piscinas (Pools) e Raias (Lanes).
  • Exercício prático com o conjunto restrito de símbolos para diagrama de processo em BPMN.

Diferenciais

Diferenciais

  • Metodologia diferenciada baseada em exercícios de fixação;
  • Instrutores capacitados e certificados, com vivência prática em projetos e consultorias;
  • Conteúdo em português com referência aos principais termos em inglês;
  • Exercícios práticos de estudo de caso para aplicação dos conceitos;
  • Condições especiais para grupos e treinamentos incompany;
  • Treinameto credenciado pelas principais entidades de certificação.

Turmas Disponíveis

O que nossos clientes falam