Diferença Cobit 4.1 x Cobit 5

A primeira mudança visível do COBIT 5 ocorre nos domínios e processos. Na versão 4.1 nós possuíamos 4 domínios e 34 processos. Na versão 5 vamos ter 5 domínios e 37 processos.

Agora temos os processos de Governança onde temos um domínio Evaluate, Direct and Monitor – EDM (Avaliar, dirigir e acompanhar) que possui 5 processos.

Os outros 4 domínios sofreram algumas mudanças com relação a versão anterior, e estão definidos como processos de Gestão. Veja tabela abaixo:

COBIT 4.1 COBIT 5
Plan and Organize(Planejar e Organizar) 10 processos Align, Plan and organize(Alinhar, Planejar e organizar) 13 processos
Acquire and Implement(Adquirir e Implementar) 7   processos Build, Acquire and Implement(Construir, Adquirir e Implementar) 10 processos
Deliver and Support(Entregar e Suportar) 13   processos Deliver, Service and Support(Entregar, Servir e Suportar) 6 processos
Monitor and Evaluate(Monitorar e Avaliar) 4   processos Monitor, Evaluate and Assess(Monitorar, Avaliar e Analisar) 3 processos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O domínio “Planejar e Organizar” ganhou a palavra “alinhar”:

  • Gerenciar acordos de Serviço (Este processo foi transferido do domínio entregar e suportar no COBIT 4.1 para a domínio de planejamento na 5);
  • Gerenciar Inovação (Novidade);
  • Gerenciar Portfólio;

O domínio “adquirir e implementar” ganhou o domínio “Construir”:

  • Definir Requisitos (Novidade);
  • Habilitar mudanças organizacionais (Novidade);

O domínio “Entregar e suportar” ganhou a palavra “servir”:

  • Gerenciar controles de processos de negócio (Novidade);

O domínio “Monitorar” e “Avaliar” ganhou a palavra “Analisar”:

  • Juntaram os processos de avaliar desempenho e conformidade em um processo só;

O COBIT 5 divide os processos de governança e gestão de empresas de TI em duas principais áreas, conforme podemos visualizar na figura abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Fonte: ISACA

No COBIT 5, os processos também abrangem  toda a gama de negócios e atividades relacionadas à governança e gestão de empresas de TI, efetivando o modelo de processo em toda a empresa.

Novo modelo de Maturidade

A maturidade do processo, que conhecíamos no COBIT 4.1, foi alterada para avaliação de capacidade (Capability Assessment), que foi baseado na ISO/IEC 15504.

Alguns benefícios dessa mudança são:

  • Confirmar que um processo está prestes a atingir sua finalidade e seja possível entregar seus resultados como esperado;
  • Simplificação do processo e avaliação do conteúdo de apoio;
  • Confiabilidade e repetibilidade de atividades do processo de capacidade de avaliação e debates;
  • Redução das divergências entre as partes interessadas sobre os resultados da avaliação;
  • Aumentou a usabilidade dos resultados do processo de avaliação das capacidades. A nova abordagem estabelece uma base para mais formal e avaliações rigorosas a serem executadas para fins internos e externos;
  • Forte apoio para abordagem do processo de avaliação no mercado;

Abaixo um comparativo entre o modelo de Maturidade do COBIT 4.1 e o modelo de capacidade. Essa tabela é uma tradução do autor para a tabela Process Capability Model Comparison, da apresentação “COBIT 5 Explained. “GeekWeek” COBIT 5 Update”, de Robert E Stroud.

COBIT 4.1Níveis do Modelo de Maturidade COBIT 5Níveis de capacidade, baseados na ISO/IEC 15504 Significado dos níveis de capacidade do COBIT 5,   baseados na ISO/IEC 15504
5. Otimizado 5. Otimizado Continuamente melhorado para   satisfazer objetivos empresariais relevantes, atuais e projetados.
4. Gerenciado 4. Previsível Opera dentro dos limites   definidos para alcançar os seus resultados do processo.
3. Definido 3. Estabelecido Implementado utilizando um   processo definido que é capaz de alcançar os seus resultados do processo.
N/A 2. Gerenciado Processos implementados de uma   forma gerenciada (planejado, monitorado e ajustado) e seus produtos de   trabalho são adequadamente estabelecidos, controlados e mantidos.
N/A 1. Interpretado Processos atingem o que foi proposto
2. Repetitível 1. Inicial / Adhoc0. Inexistente 0. Incompleto Não implementado ou pouca ou   nenhuma evidência de qualquer realização sistemática da finalidade do   processo.

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